Uma das cidades mais atingidas pelo temporal da madrugada do último domingo foi Unistalda, que até o momento está sem energia elétrica e sinal de telefonia móvel. A prefeitura decretou, na tarde desta segunda-feira, situação de emergência. A Defesa Civil aguarda os laudos do levantamento para iniciar a vistoria de análise dos prejuízos financeiros. Cerca de 100 famílias tiveram suas casas danificadas pela chuva.
:: Temporais causam destelhamentos, quedas de árvores e falta de energia
:: Depois do temporal, aulas no interior de Tupanciretã estão suspensas
De acordo com o prefeito José Amélio Ucha Ribeiro, a situação no município é gravíssima, com prejuízos que podem chegar a R$ 2 milhões. No campo, há perdas na lavoura e na pecuária. Algumas estradas e pontes do interior ficaram completamente destruídas, impossibilitando o acesso dos moradores. Na Escola Estadual João Aquino, uma árvore caiu sobre o auditório, destruindo totalmente o local. Por conta disso, as aulas na escola foram suspensas.
Em Júlio de Castilhos, cinco famílias estão desalojadas
A prefeitura de Júlio de Castilhos deve decretar, na manhã desta terça-feira, situação de emergência. Até o momento, cerca de 600 famílias tiveram as residências danificadas pelo temporal do final de semana. Cinco famílias que ficaram desalojadas estão se abrigando temporariamente na casa de amigos e familiares.
Aproximadamente 1,3 mil alunos da rede municipal ficaram sem aulas no município. As escolas tiveram as aulas suspensas até terça-feira. A 8ª Coordenadoria de Educação dever decidir, na manhã desta terça-feira, se a rede estadual de ensino retornará às aulas nos próximos dias.
Até a tarde desta segunda-feira, os serviços de energia elétrica e de água foram parcialmente reestabelecidos. A assessoria da Rio Grande Energia (RGE) informou que 98% das casas da área urbana já estão com luz e que apenas alguns pontos isolados da área rural seguem sem energia elétrica.
Para garantir uma mínima distribuição de água, a Corsan utiliza três geradores: um na própria sede, um na prefeitura e um no hospital. Os moradores devem ir até esses locais para buscar água.
"